Acesse: www.radiomirandensebrasil.com

sábado, 19 de março de 2016

Manifestações contra governo são registradas pelo país


POR WALDIR JUNIOR DE SALVADOR BAHIA.

Manifestações contra a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula e o PT aconteceram neste domingo (13) em todos os estados do país, em mais de 300 municípios. O maior protesto ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo.

Segundo das Polícias Militar contou 3,6 milhões de pessoas nas ruas do país, e os organizadores, 6,9 milhões. O maior número de participantes havia sido registrado no protesto de 15 de março do ano passado: 2,4 milhões, segundo a PM, e 3 milhões pelos dados dos organizadores. Os protestos deste domingo ocorreram em mais cidades, em comparação com março de 2015.
Na capital paulista, a Polícia Militar estima que cerca de 1,4 milhão de pessoas estiveram no ato. Segundo o Instituto Datafolha, o protesto reuniu 500 mil pessoas. Já o movimento Vem Pra Rua, um dos organizadores, contabilizou 2,5 milhões de pessoas na Avenida Paulista. No Rio de Janeiro, os organizadores falaram em 1 milhão na Praia de Copacabana. A PM não divulgou números.
Também foram realizados protestos de apoio ao governo Dilma, a Lula e ao PT. Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Bernardo do Campo (SP), Vitória (ES), Monte Claros e Coronel Fabriciano (MG) e São Luís (MA) tiveram atos a favor do governo petista.
VEJA ABAIXO ALGUMAS CIDADES 
Alagoas
Maceió - Milhares de pessoas participaram da manifestação contra o governo Dilma. A mobilização começou na Praça Vera Arruda, na Jatiúca, e seguiu em caminhada pela orla da capital alagoana até a praça que fica no Alagoinha, na Ponta Verde.
Representantes do Movimento Brasil estimam que mais de 35 mil pessoas participaram da manifestação na capital alagoana e a Polícia Militar diz que foram cerca de 25 mil manifestantes.
Manifestação em Maceió tem jararaca gigante com a cabeça do ex-presidente Lula (Foto: Pedro Neto / G1)
Amazonas
Manaus - A praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital, foi o local escolhido para a realização de uma manifestação contra o governo Dilma Rousseff e a favor das investigações da Operação Lava Jato. O ato começou por volta das 16h10.

A organização informou que 80 mil pessoas estavam presentes no início do protesto. Segundo eles, o número subiu para 100 mil por volta das 17h30. A Polícia Militar (PM) contabilizou 35 mil pessoas, segundo dados do Comando de Policiamento Metropolitano.
Organização do ato estimou que 100 mil pessoas participaram da manifestação (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Bahia
Salvador - Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas participaram do ato. A organização do movimento estima que o ato reuniu cerca de 50 mil participantes. Muitas pessoas levaram cartazes com pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef e em faixas e cartazes pedindo a prisão do ex-presidente Lula.
Também ocorreram demonstrações de apoio ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato. Uma hora após a saída do Farol da Barra, os manifestantes chegaram ao Morro do Cristo, na orla da Barra, onde fizeram oração.
Manifestação em Salvador começou por volta das 10h50 no Farol da Barra (Foto: Henrique Mendes/G1 BA)
Maranhão
São Luís - O ato contra governo Dilma reuniu mais de 4 mil pessoas em São Luís, segundo a PM. Para a organização, a manifestação reuniu 5 mil pessoas. Os manifestantes montaram pelo menos três tendas e utilizam um trio elétrico.
Os organizadores ressaltam a união da sociedade na discussão dos temas de importância do país, o apoio às operações Lava-Jato, que investiga um esquema de corrupção da Petrobras, e ao juiz Sérgio Moro.

Um ato a favor do governo Dilma reuniu 100 pessoas na Praça do Anjo, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. Já a Polícia Militar afirma que 200 pessoas foram ao local.
Manifestação na avenida Litorânea, orla de São Luís (MA), contrária ao governo, às 10h (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Minas Gerais
Belo Horizonte - Manifestantes realizaram protesto contra o governo Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o PT. Os manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade, na Região Centro Sul de Belo Horizonte. Os organizadores calcularam 100 mil manifestantes e a Polícia Militar, 30 mil.

BELO HORIZONTE - Segundo a PM, às 11h20, 30 mil pessoas estavam na Praça da Liberade (Foto: Pedro Ângelo/ G1)
Paraná
Curitiba - Manifestantes se reuniram no centro de Curitiba, na Praça Santos Andrade, para protesto contra o governo federal na tarde deste domingo. Segundo estimativa da Polícia Militar, foram cerca de 200 mil. Também foram realizados atos em Foz do Iguaçu, Paranavaí, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Guaíra.
Segundo a organização e a Polícia Militar (PM), 200 mil pessoas participaram da manifestação em Curitiba (Foto: Giuliano Gomes/PRPRESS)
Pernambuco
Recife - A capital pernambucana teve atos a favor e contra o governo. Os manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff se reuniram na Avenida Boa Viagem. Segundo a PM, foram 120 mil pessoas. Os organizadores estimaram público de 150 mil. Também houve protesto em Garanhuns, município a 27 quilômetros distante de Caetés, cidade natal do ex-presidente Lula.Enquanto a orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, era tomada pelos manifestantes contrários ao governo petista, um grupo de apoiadores da presidente se reuniu no Marco Zero, na capital pernambucana, para prestar apoio ao governo petista.
Protesto contra Dilma no Recife (Foto: Bruno Marinho)
Rio Grande do Sul
Porto Alegre - O protesto contrário ao governo de Dilma Rousseff foi realizado na tarde deste domingo no Parcão, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, cerca de 100 mil pessoas participaram, e que não houve incidentes. Os organizadores dizem que havia cerca de 140 mil manifestantes.Também em Porto Alegre, militantes do PT se reuniram no Parque Farroupilha em ato de apoio ao governo Dilma. De acordo com a Brigada Militar (BM), 5 mil pessoas se reuniram para o chamado "coxinhaço". Já os representantes da Frente Brasil Popular, organizadores do ato, afirmam que havia 10 mil pessoas na manifestação.Outras cidades do estado registraram manifestações contra o governo, como Caxias do Sul, Santa Rosa e Pelotas. 
Manifestantes protestam em Porto Alegre (Foto: Igor Grossmann/G1)
São Paulo
São Paulo - Na capital paulista, milhares de pessoas protestaram contra o governo Dilma, o ex-presidente Lula e ao PT na Paulista. Os manifestantes, que ocuparam cerca de 2 km da avenida, carregavam cartazes apoiando o juiz Sérgio Moro e pedindo impeachment de Dilma.
Segundo o Instituto Datafolha, a manifestação em São Paulo já é o maior protesto na história da cidade e reuniu 500 mil pessoas. O protesto nas Diretas Já, em 1984, reuniu 400 mil. Já o maior ato anti-Dilma teve 210 mil pessoas em março de 2015, segundo o Datafolha.
Já segundo a Polícia Militar, o ato que pediu o impeachment da presidente Dilma reuniu 1,4 milhão de pessoas na capital paulista e 400 mil em outras cidades do estado, segundo informou o major Emerson Macera. O movimento Vem Pra Rua contabilizou 2,5 milhões de pessoas na Avenida Paulista, segundo o porta-voz do grupo, Rogério Chequer.
Protesto contra Dilma na Avenida Paulista (Foto: Miguel Schincariol/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário