Acesse: www.radiomirandensebrasil.com

quinta-feira, 24 de março de 2016

Carlinhos Brown lança novo disco misturando som pop e percussivo

Waldir Junior de Salvador Bahia.
Fonte: Jornal a Tarde
Os neologismos fazem parte da obra de Carlinhos Brown. Desde Alfagamabetizado, o cantor, compositor e percussionista baiano utiliza essa ferramenta linguística para dar consistência ao conceito das suas obras. Passados 20 anos desse primeiro trabalho solo, ele acrescenta mais uma palavra ao seu vocabulário discográfico: ARTEFIREACCUA - Incinerando o Inferno. Esse é o título do novo álbum do artista, com faixas inéditas e que será lançado nesta sexta-feira, 25, nas principais plataformas digitais.
"O conceito são os cinco elementos. Além dos quatro conhecidos, tem o metal, no subtítulo Incinerando o Inferno. Isso porque o mundo inteiro atravessa uma dificuldade enorme, por conta de um distúrbio", diz Brown sobre o título. Especialista em inovações conceituais, ele conta que não busca coerência no disco, ou seja, seleciona as músicas utilizando apenas o gosto como critério. "Aquilo que me toca e o que eu mais gostaria que as pessoas pudessem participar. Tem sido assim desde o Alfagamabetizado", justifica.
Duas referências, que representam tanto o atual momento da carreira profissional de Brown -  jurado do programa The Voice -  quanto a sua história, também são fortes na sonoridade de ARTEFIREACCUA: o universo pop e a música percussiva.
"Ter tido a oportunidade de acompanhar grandes nomes da música popular brasileira ajudou muito.  A percussão nunca me tirou ou me afastou do que eu mais precisava. Fui compositor em todos os processos. Mesmo buscando uma obrigação de um percussionista, de ser multi-instrumentista, foi necessário criar novas cadências, novas levadas. E isso me garantiu muito trabalho, porque o que os artistas estavam querendo eram novidades", afirma.
Os elementos nas faixas
Na primeira música, que dá nome ao álbum, o baiano abre os caminhos com uma saudação instrumental-percussiva aos quatro elementos. O quinto aparece na sexta faixa, homônima ao subtítulo, que começa calma, mas vai ganhando peso a partir do refrão, uma espécie de metal contemporâneo, com bumbo eletrônico e guitarras distorcidas, gravados respectivamente pelos filhos Miguel e Chico.
Uma das músicas em que o  cancioneiro pop de Brown é mais evidente, Dois Grudados, foi o primeiro single do disco. Apresentada em fevereiro  no programa The Voice Kids, ela tem a participação de  Arnaldo Antunes declamando um poema do baiano.
Já Ruidinho Nu  conta com a participação de  Clara de Holanda, uma das filhas de Brown. O dueto familiar, aliás, é o momento mais emocionante do álbum, ao mesmo tempo que  destoa do conjunto pela ausência de percussão. Nessa faixa, o autor também faz homenagem ao Rio de Janeiro. Ou melhor,  ao riso dos filhos   na cidade maravilhosa.
Reuniões
A rotina já intensa de Brown, entre Rio e Salvador, com  The Voice Kids e Sarau do Brown, entre outras atividades, não acomoda a mente criativa do artista. Ele conta que planeja reunir Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Daniela Mercury em um projeto coletivo, como resposta ao enfraquecimento do axé music.
"A gente está colocando a música na Bahia e não está acontecendo. Não está transpassando. E hoje somos representantes de grandes programa de comunicação do país. Acredito que essa oportunidade  nos puxa para um trabalho conjunto, dando uma resposta positiva do movimento".
Chico, Miguel e Clara, filhos de Carlinhos Brown, participam tocando ou cantando - Foto: Henriqueta Alvarez | Divulgação
Brown não revelou o que é exatamente o projeto, mas diz que já conversou com Daniela Mercury e "ela topa" participar" . Falta apenas falar com Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. "Acho que elas também conversam enter si".
Além desse encontro,  foi especulado no início de março um possível show dos Tribalistas - grupo formado por Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes - na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Na ocasião, vários veículos do Brasil informaram que Marisa não teria aceitado o convite para a reunião. No entanto, Brown nega que os músicos tenham recebido alguma proposta.
"Isso foi especulação. A gente se reúne sempre, mas não em show. Não temos essa pretensão. Se o Tribalistas vier, será de forma natural, porque não é só Marisa, Arnaldo e eu, é uma terceira coisa que a gente evoca ali. Mas, não quero negar a você que temos músicas lindas juntos, mas depende de muitas coisas. Foi uma especulação e que seria maravilhoso", completa o músico.
Brown lança novo disco misturando som pop e percussivo - Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário