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terça-feira, 22 de março de 2016

Buracos e obras não concluídas aumentam risco em rodovias do MA

Waldir Junior de Salvador Bahia para o Blog da Rádio Mirandense Brasil com vídeo exclusivo.

Fonte: Unicam, TV Mirante e Policia Rodoviária Federal.
“Nossas estradas tão muito mal conservadas, muito buraco, muita erosão. Muita falta de conservação mesmo. Uma viagem que você pode fazer em três, quatro horas, leva cinco, seis horas de viagem – sem falar o desgaste do carro que é grande”. O desabafo é do caminhoneiro, Emanuel Vieira, que conhece bem os perigos que há nas curvas da BR-222.
Quem viaja pela BR-222 corre o risco de se deparar com uma grande erosão logo depois de uma curva. No trecho entre Santa Luzia Açailândia, no estado do Maranhão, os motoristas enfrentam 270 kms de curvas perigosas com buracos no asfalto e abismos gigantescos desmanchando a rodovia.
Há três anos o governo federal iniciou uma obra de recuperação da BR-222. O projeto de R$ 300 milhões previa a correção das curvas mais fechadas e terceira faixa para veículos pesados. Em dois trechos dados como prontos, o Tribunal de Contas apontou uma série de irregularidades na execução da obra: serviços feitos fora do padrão licitado. E na etapa final, os serviços foram apenas iniciados.
Obras abandonadas
As empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) simplesmente abandonaram o serviço. Alegaram atraso no pagamento. Outra obra do governo federal parada por falta de atraso no pagamento é a duplicação da BR-135. Os dois consórcios que venceram a licitação pra fazer o serviço abandonaram a obra com medo de calote.
A obra foi orçada no começo em R$ 213 milhões. Vieram os aditivos e o valor aumentou para R$ 394 milhões. Pouco mais de 60% dos serviços foram concluídos. Os viadutos previstos no projeto ainda são armações de concreto.
O superintendente do DNIT, Geraldo Fernandes, alega falta de recursos para terminar os serviços. “Dinheiro que tem são R$ 10 milhões e não daria porque a obra precisa de R$ 100 milhões. A paralisação está em cima da crise que o Brasil enfrenta, da dificuldade de recursos orçamentários”, afirmou.
Estatística
AS BRs-222 e 135 estão entre as que mais matam no país. Foram 1668 acidentes nas duas rodovias federais com 131 mortes nos últimos dois anos, segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O perigo nas duas rodovias atormenta – do começo ao fim das viagens. O caminhoneiro Antônio Carlos Leite está sempre na estrada e reconhece os riscos. “A maioria dos buracos… Os mais perigosos é dentro das curvas (…) Um lugar desse aqui, ó… É muito perigoso. Muito perigoso aqui, ó?”, desabafou.
Apesar dos bip e .... ,conseguimos um vídeo de um motorista anônimo que nos mostra a situação terrível que se encontra a BR 135 trecho da cidade de Miranda do Norte a São Luis , são 125 kms de tortura, em uma viajem que deveria levar no máximo 2 horas chega a 4 ou até 5 horas. O que os senhores iram ver agora é a opinião do motorista que perdeu 2 pneus e tempo na estrada e que poderia perder a vida.
O blog da Rádio Mirandense Brasil não expressa  sua opinião deixando para os leitores emitirem a sua.
 A opinião do motorista que nos enviou o vídeo, e de sua inteira responsabilidade,
As fotos abaixo da BR 135 são de vários autores e copiadas da internet.
Resultado de imagem para fotos da br 135 com buracos

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