Acesse: www.radiomirandensebrasil.com

domingo, 1 de maio de 2016

TV

Cantoras encaram primeira novela e despontam em Velho Chico

POR WALDIR JUNIOR DE SALVADOR BAHIA
FONTE: TV GLOBO

Quem se acostumou a ver a cantora Mariene de Castro, 37 anos, da plateia em algum dos seus shows, se surpreendeu ao encontrá-la na pele da espevitada Dalva, empregada da casa da família de Sá Ribeiro na novela das 21h da Globo, Velho Chico.
A baiana estreia em grande estilo na TV. Em seu primeiro papel na telinha, já contracena com nomes como Christiane Torloni, Marcus Palmeira, Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Marcelo Serrado e Selma Egrei. “Tem Suely Bispo também que é maravilhosa”, lembra. “Eles são muito generosos, parceiros. Dão toda uma cumplicidade que, além da maturidade em cena, tem me ajudado muito”, afirma. 
A baiana Mariene de Castro debuta na TV como a atrevida Dalva, a empregada cheia de autoestima da família de Sá Ribeiro em Velho Chico (Foto: Inácio Morais/ TV Globo)
Atrevida e cheia de autoestima, Dalva é o braço direito de Doninha (Suely Bispo) na casa da poderosa família Saruê, na cidade fictícia Grotas do São Francisco. “Ela é uma moça muito consciente, essa sinceridade dela é muito cheia de lucidez. Sinto ela como uma moça que sabe que veio da senzala, mas é alforriada”, avalia. 
Essa característica conferiu à personagem um humor especial. “Ela está atenta a tudo e sempre com a antena ligada. Ela tem muito amor próprio, então não se permite ser subserviente. É superdeterminada e entrou naquela casa, em meio àquilo tudo, e fala o que vem na telha”, explica a atriz e cantora.
Mas quem mexe com o coração de Dalva é o jagunço Cícero (Marcos Palmeira). Ela vive arrastando a saia para o filho de Doninha e do falecido Clemente (Júlio Machado), mesmo sabendo que ele só tem olhos para Maria Tereza (Camila Pitanga).
“O coração dela está encantado pelo Cícero. Eu acho que não posso adiantar nada, na verdade eu sei que não posso (risos). Mas ela já demonstrou que tem ciúmes, que incomoda ela o fato de Maria Tereza ainda mexer com ele. Mas ao mesmo tempo isso não a preocupa, porque ela está acima disso tudo, ela não teme a ninguém”, revela.
TesteDestemida mesmo foi a própria Mariene quando recebeu o convite de Luiz Fernando Carvalho, diretor da novela, para fazer a personagem. Em plena sala de embarque do aeroporto, prestes a viajar para França, o telefone tocou. “Era a minha empresária falando que a Globo ligou, o diretor tinha feito o convite e queriam que eu fizesse um teste no dia. Mas eu não podia voltar, pois já tinha feito o check in e estava pronta para ir visitar o meu namorado que mora na França”, recorda. 
O jeito foi adaptar. Ao chegar na Europa, Mariene recebeu o texto, gravou por lá mesmo o seu teste e mandou para a produção da novela. “Cinco minutos depois, eles ligaram dizendo que adoraram”, conta. Depois que voltou, ela começou a preparação e imergiu no mundo de Dalva.
Junto com o elenco, Mariene pôde conferir o processo de criação dos personagens desenvolvidos por Luiz Fernando, o ‘TVlier’. “Esse momento foi muito importante. A gente teve um acompanhamento e a ajuda de muitos profissionais e professores que estavam ali fazendo o personagem nascer dia após dia. Pra mim foi muito bom, não só pelo contato com o elenco, mas foi um passo muito saudável, muito prazeroso”, pondera. 
Outro fator que contribuiu para que Mariene se sentisse ainda mais em casa foi a proximidade da trama com a sua origem. O sotaque de Dalva veio da avó da baiana, dona Ruth, 86 anos, e as referências vieram da terra da matriarca, a Chapada Diamantina. 
Mariene de Castro em cena do filme Quase Samba (Foto: Divulgação)
“Como ela é do interior da Bahia, eu pude usar o meu sotaque mais incrementei com o sotaque que tá mais na família da minha avó do que em mim. A minha avó é da Chapada e tenho essa convivência com meus familiares do interior, então eu trouxe isso”, fala. 
As gravações no Nordeste também foram momentos felizes para ela. “Foi muito especial. Gravamos no Recôncavo, numa fazenda, e peguei logo de cara os grupos de samba de roda, o Negro Fugido. Fiquei muito emocionada porque a novela fala do meu povo, dos nossos costumes, sotaque, e isso é um conforto pra mim que estou fora da Bahia”, diz.
CinemaA desenvoltura de Mariene na dramaturgia rendeu elogios à artista. Mas, quem pensa que é sorte de principiante se engana. A cantora já tinha experiência na sétima arte em três filmes:  O Jardim das Folhas Sagradas, do baiano Pola Ribeiro,  Quase Samba e Ensolarado, do mineiro Ricardo Targino. “Mas novela é outro ambiente, outro tempo e outro sistema. Mas eu estou gostando muito”, dispara. 
Tanto que não pretende parar por aí. Ela deu uma pausa na produção do seu próximo DVD em homenagem aos 15 anos de carreira, que será gravado na Bahia, para se dedicar integralmente à função de atriz. “Porque esse é um trabalho muito intenso e preciso dar prioridade a isso agora. Estou muito focada nesse meu momento atriz, ele é muito importante pra mim, e quero estar me dedicando mais a isso”, conclui.
Lucy Alves
Assim como Mariene de Castro, a paraibana Lucy Alves, 30 anos, também encara o seu primeiro papel na teledramaturgia. Vivendo a impetuosa Luzia, a cantora e sanfoneira, que participou da segunda edição do The Voice Brasil, está mostrando um talento que era desconhecido pelos fãs. Mas só por eles.
Lucy, que está no ar como Luzia, participou do The Voice Brasil (Foto: Divulgação/ TV Globo)
Isso porque, o diretor da novela Velho Chico, Luiz Fernando Carvalho, já estava de olho nela há um bom tempo. “Fiz teste para a série Dois Irmãos a convite do Luiz Fernando e do Antônio Carnevale que eram os diretores. Eles amaram, mas não conseguiram me encaixar na produção. Passou o tempo e, no final de outubro do ano passado, fui chamada novamente pelo Luiz para fazer a novela”, recordou a artista em entrevista para o blog de Patricia Kogut. 
Na trama, Luzia é casada com Santo (Domingos Montagner) e tem duas filhas. Mas o romance nasceu de uma mentira, já que ela, que sempre nutriu um amor pelo filho dos retirantes Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro/Zezita Matos), escondeu as cartas que Maria Tereza enviou para ele e omitiu que ele é pai do filho da herdeira do coronel Saruê.  
“Luzia é forte e vai lutar até o fim por ele. Ela não desiste desse homem”, defende. Essa determinação faz com que a moça tenha atitudes questionáveis para manter o casamento. 
“Tudo o que Luzia faz é autêntico. Ela não quer machucar ninguém. Mas claro que, em nome desse amor, pode acabar tendo atitudes que não pareçam corretas”, admite. 
Lucy Alves confessa que está adorando a nova função como atriz. “Está sendo tudo muito novo, mas muito bacana ao mesmo tempo”, disse durante sua passagem pelo programa Altas Horas no mês retrasado. E quando falou sobre o trabalho ao lado do ator Domingos Montagner, ela não teve meias palavras. “Além de ser um artista fabuloso, sensível e muito generoso, ele é um gato”, disparou para uma plateia que concordou imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário